domingo, 16 de maio de 2010

Pessoal aí vai a programação do Projeto Flavio Márcio
Apresentação de duas peças e Exposição sobre o autor.Conto com a presença de todos vcs !

Os dois textos fazem parte do PROJETO FLÁVIO MARCIO 30 ANOS DEPOIS, produzido por LÉO MOTA e GABRIELLE LAGROTTA.

Tiro ao alvo:
Uma Produção de Léo Mota e Gabrielle Lagrotta
Tiro ao alvo é uma peça de mistérios; uma realidade aumentada, alternativa, onde Flávio Márcio criou uma sociedade altamente repressora e alienante: Sociedade representada na peça pela família Santana. Família de classe média alta que convive, compactua e se beneficia do “sistema” dessa sociedade. A história gira em torno do fracasso de Jorge no campeonato nacional de tiro ao alvo. Jorge Santana, orgulho de seus pais e um dos favoritos ao titulo, não consegue nem atirar mais. Qual o motivo disso? É o que ele e a família querem descobrir. Jorge quer se descobrir, Luísa sua irmã, não quer se mostrar. Ambos testam seus limites, tendo os pais Erasmo e Clara como seus censores diretos. A incomunicação reina na peça. Por mais que as personagens falem, e falam muito, ninguém se entende. Michelzinho, o riponga rico e debochado aparece mexendo nas bases da família. Tiro ao Alvo é uma viagem vertiginosa rumo à tragédia da falta de compreensão, da falta de amor próprio e ao próximo. Você está convidado para esta sessão de tiro.

O Lenhador e as árvores:
Léo Motta e Gabrielle Lagrotta produziram o único texto infantil escrito por Flávio Márcio é “O Lenhador e as Árvores”. Um texto que antecipa em décadas uma discussão muito em voga nos dias de hoje que é a ecologia e ainda ressaltam valores como solidariedade, compaixão e amizade. O texto fala da difícil tarefa dada a um lenhador; a tarefa de fazer a mais bela mesa para o Rei Arthur. Incumbido de tal missão, o herói da peça entra em um bosque encantado à procura da melhor madeira para a mesa. Lá se depara com as vaidades excessivas das árvores que ali estão e por pouco não vê sua missão fracassar. É quando surge o Pinheirinho que tenta ajudar o Lenhador a encontrar o que ele procura sem perceber que ele mesmo detinha tudo o que era preciso pra se tornar a grande mesa do Rei Arthur. Revelando que às vezes aquilo que mais buscamos está dentro de nós mesmos.

Exposição Flávio Márcio- UM OLHAR PRESENTE
As comemorações pelo aniversário de morte do autor não terminam só com as apresentações das montagens.
Haverá a exposição Flávio Márcio UM OLHAR PRESENTE. Onde o acervo do autor será exposto durante uma semana. Do dia 20 a 28 de maio.
Para a exposição serão convidados pessoas ligadas a imagem de Flávio Márcio como SERGIO MAMBERTI. No lançamento da exposição do dia 20 de maio.Lembrando que ele confirmou sua presença no dia 21 de maio.
A exposição lembra os 30 anos de morte do escritor.Sob curadoria de Beth e Daniela Salim e dos produtores Gabrielle Lagrotta e Leonardo Mota. Reunindo fotos,cartazes e objetos que retratam as questões humanas e sociais retratadas em suas obras.
Lembrando que Sergio Mamberti ator e presidente da FUNARTE confirmou presença no dia 21 de maio onde falará sobre a relação de amizade e trabalho com Flávio.

Sobre o Autor:
Sobre Flávio Márcio:
Flávio Márcio Salim , juizforano de nascimento, autor, publicitário e jornalista, viveu em São Paulo e criou uma trilogia, tendo por tema a classe média, na qual a família é apresentada como fonte permanente de opressão. Suas primeiras peças são: In Memoriam, 1963, e As Lesões que o Amor de Merola Deixou no Corpo de Paulo, 1967, ambas inéditas. Compõe a trilogia À Moda da Casa, 1972/1973; Reveillon, 1975; Tiro ao Alvo,1978. O que as unifica é a representação da classe média das grandes cidades brasileiras, examinada através do foco sobre o núcleo familiar, que é fotografado não apenas como permanente fonte de conflitos e irrealizações como, em especial, causador das infelicidades coletivas. Sua primeira oportunidade profissional ocorreu no Rio de Janeiro, no Grêmio Dramático Brasileiro, então sob a direção de Aderbal Freire Filho , grupo que centralizou o lançamento de novos autores e levou à cena Reveillon e Pequeno Dicionário da Língua Feminina, em 1974. Embora em montagens modestas, a crítica percebeu e evidenciou o talento do dramaturgo, contribuindo para que a atriz Regina Duarte escolhesse o texto e produzisse uma montagem em São Paulo em 1975. Flávio ganhou o prêmio Associação Paulista dos Críticos de Arte, APCA, de melhor autor. Com direção de
Paulo José e cenografia de Flávio Império, essa nova encenação destacou-se e foi, para Regina Duarte, um momento especialmente bem-sucedido da sua carreira teatral. Tiro ao Alvo, que enfoca a vida de um jovem campeão de tiro, volta ao tema da opressão familiar e do universo da incomunicabilidade entre as pessoas.. Sob a direção de Ronaldo Brandão, a montagem foi realizada em São Paulo, em 1979, depois da morte do autor. Para o crítico Yan Michalski, Flávio é "fortemente influenciado por Nelson Rodrigues, amadurecendo a criação de um universo muito pessoal, um universo sombrio e sem fé, mas colorido com desenfreada fantasia e um diálogo preciso, cheio de humor cético e contundente".
Em maio de 1979, a dramaturgia perdia um dos seu filhos mais promissores, no auge de sua criatividade intelectual em decorrência de uma hemorragia numa cirurgia de amigdalite : Flávio Márcio, Aos poucos caiu em certo ostracismo. Em sua cidade natal teve poucas montagens, apesar de algumas homenagens como o nome da sala de encenação do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, que passou a se chamar Sala de Encenação Flávio Márcio.

Sobre o Projeto:
O projeto Flávio Márcio 30 anos depois é encabeçado pela Cia Ribalta de Atores e pelo Grupo Teatral Criarte. Pretende levar aos palcos de Juiz de Fora dois espetáculos de Flávio Márcio dirigidas por dois diretores locais. Mostrando a diversidade de linguagens, as diferenças e a riqueza dos talentos locais. É a oportunidade da cidade, realmente, mostrar que sabe valorizar os filhos talentosos dessa terra. A Cia Ribalta de Atores encenará o espetáculo infantil: O lenhador e as Árvores e ao Grupo Teatral CriArte coube a responsabilidade de levar aos palcos “Tiro ao Alvo”, terceira peça da trilogia tragicômica.

Produção executiva:
Gabrielle Lagrotta-8841-6762/9123-7097
Leonardo Mota-8825-6963

Nenhum comentário:

Postar um comentário