terça-feira, 3 de agosto de 2010
Teatro Municipal de São Paulo
Fachada principal do Theatro Municipal de São Paulo
Autor: Ramos de Azevedo
Data da construção: 1911
Estilo arquitetônico: eclético
Cidade: São Paulo, SP
Tombamento: 1981
Órgão: Condephaat
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa
Coordenadas: 23°32'42.99"S 46°38'18.99"W
Teatro Municipal de São Paulo
O Teatro Municipal de São Paulo[1] é um dos mais importantes teatros de cidade e um dos cartões postais da capital paulista, tanto por seu estilo arquitetônico semelhante ao dos mais importantes teatros do mundo, e claramente inspirado na Ópera de Paris, como pela sua importância histórica, por ter sido o palco da Semana de Arte Moderna de 1922, o marco inicial do Modernismo no Brasil. Foi construído para atender o desejo da burguesia paulista da época, que enriquecida pelo café queria que a cidade estivesse à altura dos grande centros culturais da época, assim como promover a ópera e o concerto. Abriga atualmente a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Experimental de Repertório, Coral Lírico, o Coral Paulistano e o Ballet da cidade de São Paulo.
FRASES SOBRE TEATRO:
"teatro é a poesia que sai do livro e se faz humana." (Federico García Lorca)
"No teatro descobri que existem duas realidades, mas a do palco é muito mais real." (Arthur Miller)
"O teatro é um meio muito eficaz de educar o público; mas quem faz teatro educativo encontra-se sempre sem público para poder educar."
(Enrique Jardiel Poncela)
"Não ir ao teatro é como fazer a toalete sem espelho." (Arthur Schopenhauer)
"O público dos teatros divide-se em duas categorias: os que pagam e nunca vão ao teatro, e os que vão sempre ao teatro e nunca pagam." (Jules Renard)
"Teatro só faz sentido quando é uma tribuna livre onde se podem discutir até as últimas conseqüências os problemas do homem." (Plínio Marcos)
"O teatro não se repete, apesar de ser sempre o mesmo. Cada representação é como estar diante de um novo personagem." (Beatriz Segall)
"Nosso ofício, falo de teatro, não nos deixa provas. A posteridade não nos conhecerá. Quando um ator pára o ato teatral, nada fica. A não ser a memória de quem o viu. E mesmo essa memória tem vida curta." (Fernanda Montenegro)
"Existem empresários que enriquecem com o teatro - dizem. Não fizeram teatro, fizeram negócio. Quem faz teatro, seja empresa, seja governo, estará sempre perdendo dinheiro. Mas asseguro-lhe que quem faz teatro não se importa muito com isso." (Cacilda Becker)
"O teatro, que nada pode para corrigir os costumes, muito pode para mudá-los." (Jean-Jacques Rousseau)
"Não faço teatro para o povo, mas faço teatro em favor do povo. Faço teatro para incomodar os que estão sossegados. Só para isso faço teatro." (Plínio Marcos)
"O teatro é o primeiro soro que o homem inventou para se proteger da doença da angústia." (Jean Barrault)
"O teatro como formador de opinião pode ser uma saída para tirar o governo da falência moral e mostrar ao público que o trabalho sério é a solução."
(Antônio Ermírio de Moraes)
"Acho que quando faço teatro fico mais inteligente e fico melhor ator até para fazer as outras coisas!" (Wagner Moura)
"O sonho do teatro não é se eternizar, mas falar com clareza, emoção, beleza, poesia e compreensão para o cidadão do seu tempo." (Amir Haddad)
"Talvez no teatro da vida se divirtam todos, mas não o ator."
(George Bernard Shaw)
"Ir ao teatro é como ir à vida sem nos comprometer."
(Carlos Drummond de Andrade)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário